Angra do Heroísmo
Angra do Heroísmo
Classificada pela UNESCO como Cidade Património Mundial, é a capital histórica dos Açores e sede da Diocese. Há vários séculos, Angra era um porto de paragem nas rotas marítimas entre a América e a Europa. Importante porto na escala de Carreira das Índias, refletindo-se o seu passado histórico nas suas belas igrejas, nos seus mosteiros, nas suas fortalezas e nas casas renascentistas, com as suas graciosas e floridas varandas de ferro fundido. Cidade com óptimo comércio, restauração e zonas balneares, é palco das maiores festas profanas dos Açores, que se realizam no mês de junho - As Sanjoaninas. Com vasto património arquitectónico, são visitas obrigatórias a Sé Catedral (de arquitetura Filipina, construída sobre uma igreja Gótica do século XV), o Palácio dos Capitães Generais (antigo colégio Jesuíta, onde no século XVIII foi adaptada a residência dos Capitães Generais), o Palácio Bettencourt, a Igreja do Colégio (onde se encontra sepultado Paulo da Gama, irmão do grande navegador português Vasco da Gama que descobriu o caminho marítimo para a Índia), a imponente Igreja da Misericórdia do século XVIII, a Igreja da Conceição, o Convento de São Francisco (onde funciona o museu de Angra do Heroísmo), o Convento de São Gonçalo, do século XVII, o Pátio da Anfândega, a Praça Velha (o coração da cidade), o Teatro Angrense, o Alto da Memória, o Jardim Duque de Bragança, o Castelo São João Baptista (fortaleza construída durante a ocupação espanhola) e o Castelinho de São Sebastião, entre tantos outros pontos de interesse no centro da cidade devido à grande influência da nobreza e de ricos comerciantes que viviam nesta linda zona e suas proximidades.
Praia da Vitória
Praia da Vitória
A Praia da Vitória, sede do Concelho com o mesmo nome, é uma cidade bem traçada, muito agradável, debruada pelas suas bonitas praias e marina, enfeitada pelas suas igrejas dos séculos XV e XVI e pelos Paços do Concelho. Palco de vários eventos históricos em defesa da soberania da Coroa Portuguesa e berço de personalidades ilustres. Muito agradável, principalmente no versão. Destacam-se as grandes festas na primeira semana de agosto que trazem milhares de visitantes à Praia da Vitória que se embrenham em tamanha animação. Conta com diversos bares, cafés, óptimos restaurantes e lojas de artesanato. No concelho existem muitas igrejas de interesse histórico, fortificações, miradouros, museus etnográficos e os Impérios, que são edifícios dedicados ao culto do Espírito Santo.
Paisagem
Paisagens
Ilha Terceira pode apreciar de paisagens de grande beleza quer seja à beira mar, com uma costa muito recortada de belas enseadas e óptimas zonas balneares, ou no seu interior onde se desfruta dos verdes intensos das diversas serras e planícies de vegetação luxuriante e protegida, oferecendo vistas panorâmicas de ímpar beleza. No coração da ilha, poderá viver uma experiência única, visitando cavernas vulcânicas, como o "Algar do Carvão", o único vulcão visitável do mundo, bem como várias belas lagoas, "furnas" e agradáveis parques florestais.
Nature
Natureza
Ecossistema rico, com grande diversidade de animais e plantas. Deixe-se cercar pelo verde da paisagem e pelo azul do oceano enquanto desfruta do silêncio e do relaxamento que a ilha lhe proporciona, com o mar atingindo a costa, o canto dos pássaros e a pureza e frescura do ambiente.
Adventure
Aventura
Passeie pelo meio de rochas e lagoas enquanto caminhada, escala, salta, faz rapel e natação. Há várias zonas selvagens para descobrir. Desfrute de vistas espectaculares sobre paredes de rochas e cursos de água e de uma excelente conexão com a beleza da natureza.
Nautical Sports
Desportos náuticos
Rodeada pelo Oceano Atlântico, a Ilha Terceira tem excelentes condições para desportes aquáticos, como o bodyboard e windsurf, tendo em consideração as características da costa e as condições climatéricas. Prova disso é o facto de que o Campeonato Mundial de Formula Windsurfing em 2014, 2015 e 2016 passou pela Praia da Vitória.
Sailing
Passeios a barco
Na Terceira existem 2 Marinas com óptimas infraestruturas, salientando-se a facilidade para passeios de barco à volta da ilha em barcos à vela ou outros tipos de embarcações, onde pode relaxar, desfrutando da grande beleza da costa da ilha, em observação de cetáceos, mergulho , ou simplesmente pescar.
Natural Beach
Praias naturais
Diversas erupções vulcânicas ao longo dos séculos formaram espantosas zonas balneares, rodeadas de bonitas rochas vulcânicas, onde se destacam na Praia da Vitória as piscinas naturais dos Biscoitos, do Porto Martins, Escaleiras na Vila Nova e Quatro Ribeiras, e em Angra do Heroísmo os Salgueiros, Salga, Refugo, Silveira, Negrito e Cinco Ribeiras.
Sand Beach
Praias de areia
Na Terceira pode desfrutar de belas praias de areia vulcânica bem situadas, de fácil acesso e com óptima temperatura, localizadas na Praia da Vitória (Prainha, Praia Grande e Praia da Riviera) e em Angra do Heroísmo (Prainha).
Sanjoaninas
Sanjoaninas
As Sanjoaninas ocorrem em junho, na cidade de Angra do Heroísmo, e são reconhecidas como um evento notável a nível internacional tendo se tornado ao longo do tempo a manifestação mais significativa das festividades do arquipélago. O programa dessas festividades inclui uma série de desfiles, atividades desportivas, entretenimento infantil, exposições variadas, touradas e concertos musicais em vários palcos espalhados por toda a cidade, com a presença de grandes nomes locais, nacionais e internacionais. O destaque destes dias é, sem dúvida, o Noite de Marchas de São João a 23 de junho, que é uma noite cheia de dança, música e cor.
Festas da Praia
Festas da Praia
As Festas da Praia, na Praia da Vitória, realizam-se todos os anos durante a primeira semana de agosto e contam com o seu programa com vários desfiles, como o Cortejo de Abertura, desfile infantil, desfiles filarmónicos e desfile folclórico internacional. Também tem muitos eventos desportivos e musicais e um importante festival gastronómico com sabores típicos de diferentes regiões. Uma das ótimas atrações é o Blue Music Resort, um palco de vários grandes concertos e DJs.
Festivais
Festivais musicais
Conhecida por lançar nomes importantes no mundo da música, como Nuno Bettencourt dos Extreme, a Ilha Terceira é também o palco de vários eventos musicais ao longo do ano, como eventos exclusivamente dedicados à Música Eletrónica, Rock ou Jazz, mas também a festivais com grande variedade musical como as Sanjoaninas e as Festas da Praia.
Bullfight
Touradas
Ilha com longa tradição em festas taurinas, influencia do período de ocupação espanhola (1580-1640) reflete-se na grande adesão às touradas que se realizam um pouco por toda a ilha nas festas de cada freguesia de maio a outubro. Há também um grande gosto pelas corridas de touros na praça com destaque para toureiro a pé, a cavalo e à antiga portuguesa, anualmente com grande cartaz de toureiros nacionais e internacionais.
Trilhos Pedestres
Trilhos pedestres
Na ilha estão sinalizados vários trilhos que poderá percorrer com espírito de aventura em zonas de ímpar beleza e que serão certamente uma experiência única na sua visita, como os "Mistérios Negros", "Rocha do Chambre", "Baías da Agualva", "Serreta", "Monte Brasil", entre outros.
Gastronomy
Gastronomia
A Terceira tem uma astronomia rica e diversificada- Destacam-se a sopa do Espírito Santo, Alcatra, Caldeirada de Peixe, Morçela, Saparatel, Polvo e Mariscos - Lapas, cracas, caranguejos, preparados segundo as receitas tradicionais. Também podem saborear o belíssimo Queijo da Ilha e queijo de cabra fresco muito apreciado em qualquer refeição, degustar o vinho verdelho dos biscoitos e deliciar-se com a docaria regional - donas amelias, massa sovada, filhóses, arroz doce, coscorões, confeitos e alfenim.
Culture
Cultura e Tradições
Ilha muito rica a nível histórico, tradições, festas e gastronomia. Culturalmente muito diversificada devido a grandes influências desde a sua colonização e grandes períodos históricos que atravessou, fazem dela uma descoberta permanente e a sua população muito acolhedora, alegre, fiel à sua cultura, mantém com grande empenho as suas tradições,e isso reflete-se nos seus principais festejos anuais como o Carnaval, Festas do Espírito Santo, e principalmente nas Festas de Verão em todas as freguesias, com destaque Sanjoaninas em junho e Festas da Praia e o grande Festival de Folclore Internacional (COFIT) em agosto.

Atlantic Souvenir

À procura de uma lembrança para lembrá-lo
de quão fantásticas as suas férias foram?

Encontre-nos

Angra do Heroísmo,
Rua de São João, nº 85

Contactos

295 701 058 / 968 775 452

Horário

Das 9:00 às 20:00, todos os dias!